Conservação e restauro

O departamento de conservação e restauro representa a espinha dorsal do trabalho na Dalmática e compreende a conservação preventiva bem como a realização de intervenções curativas.
Aos técnicos que compõem esta secção compete diagnosticar, conservar e restaurar bens patrimoniais. Este estudo/trabalho é feito com base no tipo e extensão das patologias que cada elemento apresenta, compreende a avaliação das causas de deterioração e dá sempre origem à implementação das medidas de conservação mais adequadas a cada caso.
A par de cada intervenção executada, é realizado um relatório pormenorizado dos trabalhos, suportado com documentação fotográfica das várias etapas do processo, levantamento das técnicas e materiais empregues e recomendações de conservação preventiva.

Entendemos que o nosso trabalho não termina nas intervenções. Primamos pelo acompanhamento das peças de volta ao seu local de origem, onde realizamos acções de sensibilização para os cuidados a ter com cada elemento, prevenindo assim a sua degradação futura – pois preservar o património implica conhecê-lo!

    Talha e Escultura Arquitectónica

    Nesta grande categoria damos relevo a retábulos e tectos revestidos por caixotões.
    Esta é a área em que melhor nos especializamos ao longo dos anos e que mais nos eleva face a outras empresas do sector. Portanto, é aquele trabalho em que procuramos investir mais forte, com uma série de técnicos especialistas na conservação e restauro de estruturas em madeira – nomeadamente carpinteiros e entalhadores – e uma grande oficina dotada de todos os meios para o efeito.
    Trabalhar as estruturas poderá ser a faceta menos visível da conservação e restauro, mas é certamente a que permite resultados mais duradouros. Desinfestar, consolidar e reabilitar as madeiras de um retábulo ou de um tecto em caixotões é devolver a força e o vigor às peças que o compõem. E é o primeiro passo para que o trabalho de conservação seja eficaz e duradouro.
    Quanto às camadas de revestimento, procuramos respeitar a autenticidade dos elementos, regendo-nos sob a ética e deontologia desta profissão tão complexa e tão nobre, onde a qualidade, durabilidade e a reversibilidade dos materiais e métodos empregues são imprescindíveis.
    A par destes critérios, procuramos sempre que possível realizar intervenções que conservem a história de cada peça e façam sobressair a sua longevidade. Eliminar intervenções negligentes que alteram a leitura estética e histórica de elementos patrimoniais, retomando o seu aspecto original, é um dos nossos focos.

    Escultura

    Centenas de esculturas têm passado pela Dalmática ao longo dos nossos anos de serviço, na sua generalidade esculpidas sobre madeira.
    A filosofia de intervenção reflecte os mesmos critérios que utilizamos no tratamento de talha, pois estas têm características construtivas muito semelhantes. Travar a acção dos agentes de degradação e restituir a resistência aos materiais, prolongando a sua longevidade, é a base onde assenta a nossa acção. Procuramos manter a autenticidade das peças, sensibilizando os detentores do património para o respeito pelo original, em detrimento de repintes integrais. Motivar os nossos clientes para aceitarem a idade de cada peça e minimizar as perdas que esta sofreu ao longo da sua vida da forma mais discreta possível. As intervenções de conservação e restauro devem ser silenciosas e não se sobreporem ao original.

    Pintura

    A pintura surge nas nossas oficinas realizada sobre vários suportes, no entanto, é mais comum o tratamento de pinturas sobre têxtil e sobre madeira. Uma vez mais, preocupamo-nos que sejam intervencionadas como um todo, entendendo que o bom estado de conservação da policromia está inteiramente dependente do tratamento do seu suporte, sendo vital que se restitua a estabilidade e funcionalidade do mesmo.
    As reintegrações – tal como acontece nas estruturas retabulares e nas esculturas – são ponderadas caso a caso, tendo em linha de consideração não reintegrar, reintegrar mimeticamente ou reintegrar de forma diferenciada (tratteggio; pontilhismo; tom neutro; etc…).

    Murais

    É uma área que nos últimos anos temos trabalhado com frequência e na qual nos sentimos cada vez mais especializados. As pinturas murais exigem tratamentos e etapas de intervenção distintas das do património móvel integrado, pois não podem ser dissociadas das condições do edifício e do seu funcionamento.
    É cada vez mais importante a nossa dedicação e empenho na sensibilização de todos os intervenientes na área do património edificado, no sentido de que sejam utilizados nas obras de reabilitação materiais e técnicas adequados e que contribuam de forma positiva para a preservação destes elementos decorativos. Prevenir ainda que em edifícios históricos uma parede que hoje é branca pode ocultar uma pintura que outrora brilhou e deu vida a determinado compartimento. Por isso, é de suma importância que as intervenções sejam precedidas por diagnósticos e janelas de prospecção, evitando a perda total de elementos de grande valor histórico e patrimonial.

    Pedra

    A consciência que hoje adquirimos, fruto da cada vez maior e melhor investigação na área da conservação e restauro, dá-nos ferramentas para entender a fragilidade de elementos que são aparentemente resistentes.
    As intervenções sobre suporte pétreo merecem o mesmo cuidado e rigor que as demais. Muitas vezes, este material utilizado em cantarias ornamentais com a delicadeza de peças de ourivesaria, é massacrado pelos agentes atmosféricos e pela poluição excessiva que se faz sentir, degradando-o física e quimicamente tão silenciosamente que é tantas vezes negligenciado. Cabe-nos alertar e cuidar este património secular que de forte se faz fraco.

    Estuque

    Existem no nosso país numerosos e interessantes conjuntos de estuques decorativos, com muita qualidade e diversidades de programas.

    Na Dalmática temos profissionais habilitados para a sua conservação e para a sua reintegração volumétrica e cromática.

    Azulejaria

    O azulejo tem 500 anos de produção em Portugal e é um dos maiores factores identitários do nosso país.

    Na Dalmática, conservamos este elemento decorativo e arquitectónico, respeitando a sua origem e procurando soluções duráveis e estáveis, de forma a devolver aos conjuntos a sua condição estética e funcional, na medida em que no nosso país foram amplamente utilizados como revestimento de edifícios, aos quais se agrega a função de impermeabilização. Sempre que se considere peremptório, realizamos réplicas para permitir a integração dos conjuntos.

    Mobiliário

    Mobílias de século, maciças e com volutas, peças de mobiliário carregadas de história, cofres antigos e muito trabalhados, alfaias agrícolas quase arqueológicas – de tudo tem passado pela oficina da Dalmática.

    Estas peças recebem dos nossos técnicos tratamentos conservativos e de restauro, já que muitas mantêm a sua funcionalidade até aos dias de hoje, continuando operacionais nas funções para que foram criadas.

    Documentos gráficos

    O papel, embora tenha alguma resistência mecânica e química é, ao mesmo tempo, um suporte muito frágil e perecível, altamente sensível às condições ambientais a que esteja exposto e ao impacto provocado por manuseamento e acondicionamento.

    Na Dalmática temos um laboratório de documentos gráficos preparado para todo o tipo de intervenções, desde a simples limpeza à humidificação controlada e planificação de papéis.

    Fazemos de tudo para melhorar as condições físicas e químicas dos acervos gráficos que nos chegam e somos várias vezes consultados apenas para a conservação preventiva: primeiro passo na manutenção de documentos e seu usufruto pelas gerações vindouras.

    Têxteis

    Paramentos, bandeiras processionais, vestes de esculturas, são vários os itens artísticos em suporte têxtil que nos têm chegado. Os nossos técnicos identificam as patologias e o estado de conservação dos tecidos e dão-lhes o tratamento considerado mais adequado, optando pela limpeza por via mecânica ou húmida, realizando a consolidação e/ou o reforço estrutural, levando a cabo as reintegrações necessárias caso seja esse o objectivo da intervenção.

    Várias vezes realizamos apenas a conservação preventiva, já que é um passo determinante no sentido de prevenir a deterioração dos acervos têxteis.

    Cerâmica

    Em porcelana, faiança ou outros suportes, tratamos várias peças que nos chegam desta tipologia. Apresentam sujidade, fracturas e em alguns casos perdas totais em várias áreas.

    Os nossos técnicos especialistas em conservação de cerâmica fazem a remoção das concreções e sujidade, a limpeza da superfície, a consolidação do objecto, os preenchimentos de lacunas, respectivos nivelamentos, reintegrações cromáticas do preenchimento e aplicação de acabamento protetor.

    Metais

    Cobre, ferro, bronze, estanho, pratas, casquinhas e outras ligas metálicas são-nos confiadas.

    De pequenos acessórios de interior, a esculturas urbanas de exterior, os nossos técnicos estão habilitados à intervenção em todo o tipo de suporte em metal, com experiência na detecção do minério/liga em que o objecto é fabricado e sabendo definir e aplicar o melhor método conservativo para solucionar as patologias de que padece.

    Relojoaria

    Na Dalmática, realizamos a reparação e o restauro de caixas e mostradores de relógios, efectuamos a mudança de vidros, etc.

    Caso os problemas afectem o próprio mecanismo, temos parcerias com especialistas para o restauro completo ao movimento do relógio, inclusive com reconstrução de peças já não existentes, para a manutenção geral do movimento, com limpeza, lubrificação e acerto, e para substituição de cordas, entre outras intervenções.

    Siga-nos através das redes sociais. Temos muitas histórias para partilhar consigo!