Investigação patrimonial

Este departamento, formado por profissionais especialistas em história, arqueologia, iconografiaantropologia, sociologia, entre outras disciplinas, faz uma investigação patrimonial profunda, potenciando o reconhecimento exaustivo dos bens que nos são dados a trabalhar. Em articulação com o departamento de conservação e restauro, os profissionais da investigação recolhem e fornecem dados importantes à restante equipa, que orientam o trabalho de todos no sentido da melhor preservação patrimonial.

    Análise histórica

    Os profissionais da história que connosco trabalham consultam fontes documentais, visitam museus e arquivos e procuram somar conhecimento àquilo que já se sabe sobre os monumentos e obras que intervencionamos. 

    Utilizando a observação e as ciências auxiliares da história, estes investigadores reconstituem e co-relacionam factos históricos, procurando dar-lhes uma explicação e uma compreensão mais profundas.

    Tendo por base a consciência de que uma obra de arte e um edifício religioso são, além de objectos para a fruição estética e espiritual, fontes históricas relativamente à época em que foram criados, os nossos investigadores procuram obter deles a informação mais relevante, até para, com ela, poderem orientar o trabalho das equipas que se seguem na intervenção sobre o objecto em causa.

    Escavações arqueológicas

    Sabendo que os antigos cemitérios eram no interior ou no adro das próprias igrejas e capelas, por várias vezes a Dalmática activou os seus serviços de prospecção e escavação arqueológica. Isto porque quando as intervenções de conservação ou reabilitação prevêem a mexida no solo dos templos, esta só pode decorrer sob a observação atenta destes investigadores. 

    Na maioria das vezes, o estudo sistemático dos restos materiais da vida humana já desaparecida levado a cabo pelos nossos arqueólogos permite encontrar muros fundacionais dos edifícios sob intervenção, ossadas de enterramentos e objectos arqueológicos. Depois de analisadas, estas evidências da antiguidade permitem fazer a reconstrução da vida dos povos e a interpretação das várias fases construtivas dos templos.

    Leitura iconográfica

    As obras de arte religiosas católicas estão carregadas de símbolos que contam as histórias dos santos, dos mártires, e de outras personagens bíblicas. Estas personagens são identificadas com um ou vários motivos icónicos associados às suas vidas, a que se chamam atributos.

    Na Dalmática temos profissionais experientes, da história da arte e da teologia, que utilizam a abordagem científica para fazerem a leitura iconográfica destes atributos, os episódios das suas vidas que estão a ser representados, a localização espácio-temporal da acção, a passagem bíblica que se lhe refere, etc.

    Fazemos, portanto, a análise das obras de arte através da comunicação visual presente nelas, que nos permite compreender e identificar todos os significados e contextos, personagens e acções.

    Siga-nos através das redes sociais. Temos muitas histórias para partilhar consigo!