A equipa
A Dalmática é formada por uma equipa multidisciplinar de profissionais altamente competentes. Na empresa não existem patrões, nem funcionários – todos somos colaboradores, todos temos a mesma importância, todos vestimos a mesma camisola.
Gostamos de compreender a nossa dinâmica interpessoal como a de uma família, em que, naturalmente, alguns de nós assumem mais responsabilidades, mas em que a relevância do trabalho de cada um é igualmente significativa para a construção do trabalho de equipa.
Para a existência da Dalmática tal como ela é – profissional, humana e pluridisciplinar – contamos com a entrega diária de conservadores-restauradores, técnicos de conservação e restauro, teólogos, historiadores, arqueólogos, sociólogos, arquitectos, jornalistas, repórteres de imagem, designers e outros profissionais.
Rui Barbosa
Fundador|Director-geral|Gestor
Nascido em 1979, em Lousada, frequentou o Seminário Menor do Bom Pastor e o Seminário Maior do Porto. Licenciou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) Porto, em 2003.
De 2002 a 2006 trabalhou como Angariador Comercial da Escola da Artes da UCP Porto, palmilhando todo o Norte do país, ganhando um conhecimento profundo acerca do património local e aprimorando o gosto e o conhecimento em História da Arte.
Funda a Dalmática em 2007, comandando desde então os destinos da empresa, com funções na área da gestão, angariação comercial, liderança de equipas e orientação de todos os trabalhos em curso.
Mais do que um fornecedor de serviços às paróquias portuguesas, tem-se revelado um consultor de diversos párocos para a gestão do património histórico e artístico das paróquias.
É o grande pensador dos projectos da empresa e, devido ao processo de internacionalização da Dalmática, já visitou e analisou o património, sobretudo religioso, de 8 países da América Latina, estando neste momento com um conhecimento alargado da arte pós-colonial da região.
Além da assistência e participação em inúmeras conferências, colóquios, simpósios e jornadas com temáticas associadas ao património e à sua preservação, como actividades complementares, destacamos as seguintes:
2000: Guia de Visitas na Exposição Cristo – Fonte de Esperança (Alfândega do Porto)
2000-2001: Inventário Fotográfico do Espólio da Sé do Porto
2000-2002: Trabalho com adolescentes no Centro Social da Sé (Porto)
2002-2004: Formações complementares nas áreas de Peritagem e Identificação de Obras de Arte e Iconografia dos Santos em Portugal, ambas pela UCP
2004-2005: Professor de Educação Moral e Religiosa Católica
Marlene Maia
Directora de Comunicação|Coordenadora de Gabinete Editorial|Gestora de Internacionalização
Nascida em 1979, no Porto, formou-se em Comunicação Social, em 2001. No ano seguinte, obteve pós-graduação em Jornalismo Audiovisual, especializada em Documentário.
Desde cedo, trabalhou em vários meios de comunicação, da imprensa à televisão, passando por O Primeiro de Janeiro, TVI, NTV, entre outros órgãos de informação.
Desde 2007, dirige o Departamento de Comunicação da Dalmática, coordena o Gabinete Editorial da empresa e dirige o processo de internacionalização da firma rumo à América Latina.
Actualmente frequenta o Mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas, no Instituto Politécnico do Porto.
Além da assistência e participação em inúmeras conferências, colóquios, simpósios e jornadas com temáticas associadas ao património e à sua preservação, à comunicação e à internacionalização de empresas, como actividades complementares, destacamos as seguintes:
– Formação e experiência em ballet e teatro;
– Formação e experiência em locução;
– Trabalho como redactora e assessora de comunicação para várias entidades;
– Certificação e experiência como formadora na área da comunicação e da assessoria de comunicação;
– Participação em inúmeros projectos associativos, performativos e de comunicação.
Sofia Lobo
Conservadora-Restauradora|Coordenadora Técnica de Conservação e Restauro
Nascida em 1979, em Raimonda, Paços de Ferreira, fez a sua primeira formação em conservação e restauro no Mosteiro de Singeverga, Santo Tirso, concluindo em 2001 o ciclo de 3 anos de estudos com a especialização em conservação e restauro de pintura e documentos gráficos na Universidade Internacional de Artes em Florença, Itália. Licenciou-se e adquiriu o título de Mestre em Conservação e Restauro na Universidade Portucalense (UPT) Porto, em 2016.
Desde 2001 exerce como conservadora-restauradora, tendo realizado trabalhos em diversas áreas de intervenção, com maior relevo na conservação e restauro de pintura, escultura, talha dourada e documentos gráficos.
Desde 2010 colabora com a Dalmática na execução de diversos trabalhos e na coordenação técnica das equipas de conservação e restauro.
Como trabalhadora independente, tem colaborado com algumas paróquias da região Norte na realização de diagnósticos e propostas de tratamento para a conservação e restauro do seu património móvel integrado.
Leia mais sobre nós:
Siga-nos através das redes sociais. Temos muitas histórias para partilhar consigo!