Gabinete editorial

Com serviço de reportagem, redacção, edição e programação, registamos o património e as intervenção que nele realizamos e apresentamos o nosso trabalho através de vídeo, fotografia, livros e sinalética. Registos que são uma mais-valia para os monumentos e para as comunidades em que estão inseridos.

Esta prática de registo do património e dos processos da sua conservação está cada vez mais apoiada e incitada por autoridades como a UNESCO, que consideram tão importante a salvaguarda patrimonial, como o seu conhecimento profundo e o seu usufruto pelas comunidades.

    Vídeos documentários

    É um produto que tem cada vez mais saída na Dalmática. 

    Os nossos vídeos têm muito sucesso porque podem registar o trabalho técnico de conservação realizado sobre as obras de arte, mas também as comunidades, o culto que realizam, a forma como se mobilizam para obtenção de fundos, etc. 

    Com uma equipa de reportagem, captação de imagem e edição altamente criativa, os nossos vídeos documentários primam por serem todos diferentes entre si, conjugando assuntos da maior importância apresentados de modo artístico e impactante.

    Registos fotográficos

    Os fotógrafos e fotojornalistas que connosco trabalham fazem o registo fotográfico do património material e imaterial das paróquias. 

    São vários os projectos já realizados e as imagens conseguidas revelam uma perspectiva altamente criativa sobre os bens fotografados. 

    Normalmente, o trabalho final é apresentado a preto e branco, o que atribui uma intensidade ainda maior às fotografias.

    Livros e publicações

    O resultado do trabalho do departamento de investigação da Dalmática é várias vezes apresentado em publicações produzidas pelo nosso gabinete editorial.

    Aos conteúdos dos investigadores, somamos ainda as imagens captadas pelos nossos fotógrafos, conseguindo assim livros inventários paroquiais, publicações de índole monográfica, etc.

    Também publicamos relatórios de intervenção, flyers informativos, roteiros… Sempre com a maior correcção de conteúdos, com o design mais apelativo e com uma selecção de textos e imagem que comuniquem o assunto da forma mais assertiva e profissional.

     

    Sinalética informativa

    Ajudar um visitante a interpretar um monumento ou uma obra de arte é essencial para o fazer entender a importância patrimonial do item sob observação. 

    Consciente da relevância de informar os públicos, a Dalmática disponibiliza o serviço de Sinalética. 

    As placas, totems ou mesas informativas podem ser estanques ou interactivas e tecnológicas. Estas últimas são cada vez mais desejadas, já que permitem ao visitante experiências dinâmicas de leitura e interpretação. Nelas podem ser apresentadas as várias fases do processo de conservação e restauro, os conteúdos produzidos pelos profissionais da investigação, as fotografias e vídeos do gabinete editorial, etc.

    Siga-nos através das redes sociais. Temos muitas histórias para partilhar consigo!