Internacional
A Dalmática tem, desde há alguns anos, um programa de internacionalização em marcha. Além do trabalho já realizado além-fronteiras, temos várias outras sementes plantadas e prontas a dar frutos a qualquer instante.
O nosso projecto de internacionalização foi aprovado numa candidatura a fundos europeus e parte do investimento neste processo recebeu co-financiamento do Portugal 2020.
Panamá 2018: Catedral Basílica Metropolitana
Em 2018, estivemos 10 meses no Panamá, onde restaurámos toda a arte sacra da Catedral Metropolitana daquele país: retábulo-mor em madeira, retábulo lateral em mármore, duas pinturas a óleo sobre tela, monumento funerário em mármore, duas pias de água benta em pedra e pintura mural de enormes dimensões.
O edifício está na área classificada pela UNESCO como Património Mundial e foi inaugurado pelo Papa Francisco em Janeiro de 2019, por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude. Na cerimónia esteve presente o Senhor Presidente da República de Portugal, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.
Panamá 2014 e 2015: Igreja de La Merced
Entre 2014 e 2015, restaurámos o retábulo de São Pancrácio, na Igreja de La Merced, situada no Casco Antiguo da cidade do Panamá, zona classificada Património Mundial da UNESCO.
Foi a nossa primeira obra além-fronteiras, realizada em duas etapas, em dois anos consecutivos.
Funcionou como a semente que lançámos naquele país e naquela área geográfica e que nos permitiu demonstrar a valia-técnica das nossas equipas. Ainda para mais, restaurando um retábulo dedicado a um dos santos com maiores devoções na América Latina!
América Latina
Além do Panamá, o nosso processo de internacionalização passa por vários países da América Latina, como Perú, Equador, Colômbia, Cuba, Chile, Uruguai, Argentina. Em todos estes países temos propostas entregues e sob observação. A qualquer momento, poderemos expandir a nossa rede de trabalhos e intervencionar património nestes destinos!
Junto dos emigrantes
O programa de internacionalização da Dalmática visa ainda um trabalho próximo dos emigrantes portugueses e das comunidades de luso-descendentes. O azulejo, a talha dourada, a Nossa Senhora de Fátima e o Santo António são marcas da portugalidade que procuramos trabalhar e promover junto destes portugueses além-fronteiras.
Siga-nos através das redes sociais. Temos muitas histórias para partilhar consigo!