Capela Particular

Ao longo do segundo semestre de 2019, as nossas equipas estiveram muito empenhadas na conservação e restauro de uma capela particular, em Vila Nova de Gaia, sobretudo na acção de salvaguarda das suas extensas pinturas murais, datadas do século XVIII e possivelmente da autoria de Nicolau Nasoni.
A capela encontra-se num enorme complexo privado, todo ele em processo de reabilitação neste momento, e que dará lugar a uma das maiores atracções turísticas de Portugal, segundo os proprietários.
As pinturas da capela são de excelente qualidade e, de facto, muito similares a outros conjuntos pictóricos de Nicolau Nasoni, como por exemplo as pinturas murais que revestem a sacristia da Sé do Porto. Quer no traço, quer nas cores, há uma semelhança inequívoca e que a propriedade da capela está a pensar estudar e esclarecer no futuro próximo.
Fazer a conservação destas pinturas foi um enorme desafio para a equipa, não só pela responsabilidade que acarreta a sua potencial autoria, mas porque o conjunto pictórico estava muitíssimo degradado e a precisar de uma intervenção minuciosa e altamente científica. O resultado final é incrível!

A remoção de concreções salinas foi uma constante em toda a parede interior da capela

Realizamos uma consolidação profunda do suporte, de modo a evitar destacamentos

A fixação de policromia foi uma prioridade, de modo a salvar a maior quantidade possível

Conheça outras obras de destaque da Dalmática:

Siga-nos através das redes sociais. Temos muitas histórias para partilhar consigo!